Features que deve utilizar para deixar os seus stories mais dinâmicos
O Instagram destaca-se como uma das redes sociais mais autênticas e dinâmicas do momento, sendo a favorita dos portugueses. Será que já conhece todos os features que existem para deixar os seus stories mais bonitos, organizados e dinâmicos?
Esta é a lista que separámos dos principais elementos que estão disponíveis no próprio Instagram.
Música – Anime o público
O Instagram disponibilizou em 2018 o elemento da música, que até hoje é um dos mais usados e conhecidos da aplicação. Este feature permite que você coloque música em imagens ou vídeos nos stories, sem qualquer problema relacionado a direitos de autor, o que significa que pode compartilhar músicas comerciais sem restrições na sua conta pessoal. O elemento da música conta com 3 modos de apresentação: “música apenas” que faz a música ficar apenas de fundo, “capa” onde pode apresentar a capa da música no story e “lyrics” onde pode apresentar a letra música. Para o utilizar basta adicionar um Story novo e clicar no botão com o símbolo da música no canto superior direito.
As músicas comerciais não aparecem no meu Instagram!
É provável que se depare com esta situação caso esteja a utilizar um perfil profissional, infelizmente esta feature sofre algumas limitações em perfis que sejam categorizados como Loja, Agência, Produto/Serviço, Empresa, Tecnologia, entre outros. A solução no momento é passar a categoria da página para “empresário” para poder ter acesso às músicas todas da biblioteca do Instagram e conseguir ter acesso às métricas disponíveis para perfis profissionais/comerciais.
Destaques – Organize o perfil
Também lançado em 2018, os destaques são outra feature querida por todos os utilizadores, graças à possibilidade que dá de deixar stories visíveis após as 24h normais. Este feature é também muito útil não só para o seu perfil pessoal para guardar momentos, viagens ou outro tipo de memória, como para empresas que querem o seu conteúdo guardado. Também, é muito comum hoje as páginas dividirem o seu conteúdo menos formal por destaque, isso permite que o feed seja formal e limpo, mas que a empresa tenha o seu lado mais descontraído guardado em stories. Para utilizar este feature, basta clicar no botão que aparece debaixo da biografia do seu perfil que diz “Criar Destaque”, depois basta selecionar entre os stories já publicados os que quer destacar. Os destaques permitem que coloque um título e capa personalizados.
Links – Botões improvisados
Este feature ficou disponível para todas as contas a partir de outubro de 2021, mas muitas vezes parece ser esquecido pelos utilizadores. Com ela você consegue partilhar links diretamente nos stories, facilitando o acesso do público ao seu site, blog, loja, etc. Este feature também é extremamente fácil de usar, basta criar um story novo e no canto superior direito, clicar no botão dos stickers, depois selecione a opção Link e basta na primeira linha colocar o link que quer divulgar, como opção adicional pode escolher um call-to-action na segunda linha. Com uma conta Profissional, é possível ver as métricas de quantas pessoas clicaram no link.
Colagem – Conjunto de Imagens
Este outro elemento é também muitas vezes esquecido pelas marcas e empresas para divulgar serviços ou produtos. Apesar disso, pode ser uma feature de grande utilidade, por exemplo, para uma clínica dentária que quer mostrar o antes e depois de um paciente. Para utilizar, apenas precisa de criar um story novo, selecionar múltiplas imagens(no máximo 6) e por fim selecionar a opção de colagem no canto inferior esquerdo.
Caixas de votação e texto – Mais interação
As caixas de votação e de texto têm cada vez mais ficado populares. Graças à sua fácil usabilidade, garante que haja muita interação entre o perfil e os seguidores. Esta feature é ideal não só para que a audiência faça perguntas sobre produtos e serviços, mas também para que partilhe opinião e participe de pequenos quizes. Todas estas interações são sempre positivas para que o público-alvo acompanhe mais o perfil e o restante do conteúdo. Experimente utilizar, crie um story novo e no canto superior direito, clique no botão dos stickers, depois selecione a caixa de votação ou de texto.
Stickers – Explore a biblioteca
Por fim, sobra-nos falar da mais antiga feature dos stories… os stickers, que lhe permitem dinamizar os stories com animações e reações engraçadas que trazem mais dinamismo e cor. Neste caso existem milhares de opções e para as utilizar, basta entrar no botão do stickers mencionado anteriormente e pesquisar na barra superior o tipo de sticker que quer utilizar.
Esperamos que aproveite estas features e consiga aumentar o alcance dos seus stories.
Caso esteja interessado também pode falar connosco para obter um orçamento grátis para o serviço de Gestão de Redes Sociais, com a nossa ajuda pode ter um plano estratégico definido à medida, conteúdo e design personalizados, e ainda relatórios mensais para analisar o crescimento digital da sua empresa.