Para que serve o PageSpeed? Como usar?
O Google é o motor de pesquisa de referência e o mais usado por todas as pessoas e empresas. Para que um site produza resultados em termos de negócio, tais como leads, contactos e vendas, é necessário que esteja bem classificado e apareça nos primeiros lugares dos resultados de pesquisa ou pelo menos na primeira página. Assim, para otimizar o seu website e aumentar a taxa de conversão, é vital que meça o seu score técnico para poder corrigir problemas. Se utiliza ou tenciona usar Google Ads, é importante entender porque é que este score está relacionado com o custo que vai pagar por cada clique nos anúncios.
Para isso pode usar as ferramentas PageSpeed Insights do Google. Pode aceder às mesmas no site https://pagespeed.web.dev, inserindo depois o endereço (url) do seu site. Se preferir, pode instalar no navegador Chrome a extensão Lighthouse e fazer a análise diretamente no seu site. Leia o artigo e depois teste o seu site no botão abaixo.
A ferramenta PageSpeed mede o desempenho técnico das páginas web quer em computadores desktop quer em dispositivos móveis (telemóvel). Vai também dar-lhe sugestões para as tornar mais rápidas.
Enquanto que algumas sugestões são talvez mais fáceis de usar, a maior parte só podem ser entendidas e aplicadas por um programador, web designer ou criador de sites.
Não é uma tarefa trivial atingir scores elevados (acima de 80%) e muito menos em telemóvel onde os critérios são bem mais exigentes. Exige conhecimentos técnicos e experiência por parte do developer que criou o site. Muitas vezes, um site por ser bonito e ter um design atraente, resultado de um designer competente e criativo, mas devido à falta de conhecimentos técnicos, não foram implementadas as técnicas e configurações que o Google recomenda (e algumas exige).
A questão da velocidade é crucial para uma boa classificação orgânica nos resultados de pesquisa Google. Por orgânica, entende-se o score calculado sem anúncios pagos, ou seja, apenas por mérito próprio do conteúdo, design e programação (SEO).
Mesmo se for a pagar, ou seja se utilizar anúncios Google Ads, o custo que vai ter por esses anúncios é inversamente proporcional ao score do PageSpeed. Quanto maior for a sua pontuação (em telemóvel), menor o custo por clique que poderá ter nas campanhas.
Não fique muito desanimado se o score for baixo, especialmente em telemóvel. É verdade que esse score é um fator importante que o Google usa para a classificação do seu site e para o índice de qualidade das keywords que usar (se usar) Google Ads. Mas há mais fatores envolvidos, sendo que a qualidade e quantidade da cópia ou seja do conteúdo do site, bem como a originalidade, valor prático e interesse do mesmo, é essencial e determinante.
Ninguém gosta de entrar num site lento. As pessoas simplesmente saem, fecham e passam ao site seguinte. Por isso leve esta questão a sério. E que pontuações existem?
Computador e Telemóvel
O PageSpeed e a performance de um site são analisadas em dois ambientes diferentes: computador e telemóvel, porque um site tem respostas de velocidade diferentes em smartphones e em computadores portáteis ou desktop.
Mesmo que algumas mudanças tenham impacto tanto em mobile quanto em desktop, as pontuações serão sempre diferentes, por isso é importante analisá-las separadamente para as poder corrigir.
Pontuações
- 0-49 pontos: mau ou insuficiente: a página não foi otimizada (ou foi pouco) e há muita margem de manobra para otimizar.
- 50-59 pontos: a página está minimamente otimizada mas longe dos bons scores, provavelmente falha em muitos parâmetros.
- 60-79 pontos: algumas otimizações de desempenho não foram aplicadas ao site, e ainda há margem para melhorar.
- 80-89 pontos: a maior parte das recomendações de desempenho foi aplicada à página, e as que faltam são menos importantes.
- 90-100 pontos: as técnicas e recomendações que faltam são residuais. O score aproxima-se de perfeito, pelo menos do ponto de vista do Google. Parabéns.
Sabia que apenas cerca de 2% de todas as páginas que existem na net obtêm um score de 100?
Há muito mais envolvido no que respeita ao funcionamento e à usabilidade das páginas de um website. Nomeadamente as métricas FCP, LCP, TTFB, TBT, CLS entre outras. Como pode ver na imagem abaixo, o Google usa balizas para calcular o fator de qualidade e a pontuação dos sites. Mas o que é que significam? Porque é que não consigo ver essas informações no meu site? Como é que posso otimizar os seus valores?
E no caso específico do WordPress, que é amplamente usado em Portugal, como é que consigo atingir pelo menos 85 ou 90%? Como é que o tema, plugins, alojamento, CDN, servidor web estão envolvidos? E como posso escolher a melhor combinação de fatores ou melhorar a que já tenho? E para os perfecionistas, é mesmo possível alcançar, em WordPress, scores acima de 95% ou mesmo 100%? Bem, como dizia Sean Connery a Catherine Zeta-Jones no filme “A Armadilha”: é impossível mas consegue-se!
Num próximo artigo analisaremos estas questões e o que tem de fazer para tentar atingir o score perfeito!