O S.A.P.O. ou Serviço de Apontadores Portugueses Online, nasceu em Setembro de 1995 nos subterrâneos da Universidade de Aveiro, criado numa brincadeira de seis estudantes. É hoje o maior portal de língua portuguesa e curiosamente, nasceu com 3 anos de avanço em relação ao Google.O portal e fornecedor de produtos e serviços para internet ultrapassou já um milhão de visualizações diárias e alargou-se a Angola, Cabo Verde, Moçambique e Timor-Leste.
Helder Bernardo considerado “o pai do SAPO” por lhe ter dado o nome, recorda o entusiasmo desses tempos numa altura em que a cidade de Aveiro não tinha a animação noturna que tem hoje e a própria Universidade, atualmente com mais de 15 mil alunos, não passava então dos seis mil. Como não havia nada que fazer ia com os seus colegas para o Centro de Informática da Universidade para ter acesso à internet.
A internet era “quase um canal académico” e o objetivo inicial dos seis amigos era coligir os endereços das páginas portuguesas que havia, a maioria criadas em universidades portuguesas, ao jeito de lista telefónica. “Cabia tudo numa folha A4”.
No grupo dos seis estudantes que criou o Sapo, cada um tinha a sua especialização. Helder Bernardo era o designer que fazia toda a parte do webdesign e cuidava do e-mail, depois havia o relações públicas, Fernando Cozinheiro, que tinha os conhecimentos que permitiram criar o domínio sapo.pt. Celso Martinho, que depois passou para a PT, era o programador, Benjamim Júnior era o responsável pelo servidor e o irmão de Helder, Sérgio Bernardo, e João Martins andavam pela Net a vasculhar e a caçar endereços para catalogar.
Dos seis, a maior parte foi para Lisboa, continuando na área do desenvolvimento de sistemas, espalhados por várias empresas e só dois continuam a trabalhar na Universidade de Aveiro De então para cá, o SAPO deu vários saltos: em 1997 foi criada uma empresa para a sua exploração comercial (Navegante) que dois anos depois foi adquirida pelo grupo PT, assistindo-se à sua profissionalização.
Em 2002 o SAPO passou a ser direcionado para os conteúdos de banda larga. A Portugal Telecom, SGPS, S.A., adquiriu 100% do capital da PT (empresa que integrava o portal SAPO e o ISP). Atualmente oferece serviços de vídeos, mail, blogs e mapas aos seus utilizadores.